quinta-feira, 24 de abril de 2014

Projeto Aniversário da Escola Tupanir Gaudêncio

"Um Jeito Coração de Ensinar"
As Datas de Abril

Estamos no mês de abril, um mês de importantes datas, vou falar de todas elas de forma bem animada.
Começando esse mês tem o dia da mentira, onde todos sempre contam um fato inusitado, deixa alguns sempre alegres mais outros bem chateados.
No dia 22 de abril de 1.500, os portugueses em uma esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral, desembarcaram em uma terra desconhecida.
Ao desembarcar os portugueses avistaram um monte, ao qual deram a ele o nome de Monte Pascoal, pois, estavam comemorando naquele dia o período da páscoa, que significa “Ressurreição de Cristo” e tem como um dos seus símbolos, o coelho.
·         A páscoa é ressurreição, é vida, é amor.
Pedro Álvares Cabral ficou entusiasmado com a beleza do lugar ao qual tinha descoberto e disse:
·         Nossa que bela e linda terra ideal pra ser mais uma de nossas colônias.
Mas o que os portugueses não sabiam era que essa terra já era habitada pelos índios. Que ao ver os estranhos visitantes foram logo dizendo:
·         Olá! Vieram realizar a nossa festa em comemoração ao nosso dia que foi dia 19 de abril? Sejam bem vindos, estamos felizes em vê-los.
Tadinhos dos peles vermelhos, eles foram dominados, mortos e domesticados pelos povos que vieram tomar suas terras.
Foram anos de dominação até surgirem movimentos interessados em tirar o Brasil do domínio português. Um deles foi a Inconfidência Mineira que teve como mártir Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes.
·         Povo brasileiro acorde pra vida, acorde pra luta, nosso país precisa ser livre e não escravo dessa coroa.
Esse grande líder foi enforcado e esquartejado em praça pública para que outras pessoas não tentassem ir contra os domínios da coroa.
Mas a luta de Tiradentes não foi em vão, pois o Brasil foi em vão, pois o Brasil foi evoluindo e tornou-se um país independente, e junto com o progresso surgiram capitanias, províncias, depois estadas e municípios. Um desses municípios é Tarauacá “A terra do abacaxi grande e da mulher bonita.”
Primeiro foi seringal, vila e agora cidade, hoje está completando 101 anos de história, conquistas e vitórias.
·         Nossa cidade é famosa por ter um grande abacaxi, Tarauacá é meu lugar e amo morar aqui. Tarauacá seus, ideais, com passos firmes iremos conquistar.
Com avanços de Tarauacá surgiram belas escolas, uma delas é a TUPANIR. Nossa escola completa mais um ano de fundação, seu ensino tem qualidade, por isso é uma grande instituição.
·         Minha escola é amada, uma grande comunidade, que ensina o que sei com amor e dedicação, por isso que essa escola mora no meu coração.
Agora peço aos presentes um pouco de atenção, vamos saudar nossa escola com palmas e parabéns porque aqui é nossa segunda casa e precisamos cuidar bem.

                PARABÉNS ESCOLA TUPANIR PELOS SEUS 37 ANOS!
                                                                              Autoras: Professora Leide Cabral e Jeane Pereira




















































segunda-feira, 14 de abril de 2014

HOJE ANIVERSÁRIO DA COORDENADORA LUCINETE



Parabéns colega...
                          A natureza segue seu curso e assim vamos seguindo em frente no mesmo ritmo!  Hoje o dia é todo seu, receba os nossos infinitos votos e desejos de um aniversário maravilhoso e tranqüilo, deixando a alegria invadir sua vida, tomar conta dos seus sonhos e alargando seus horizontes.  Nós acreditamos que todos os nossos caminhos nos levam para conquista maior, queremos que os belos acontecimentos te surpreendam a cada dia, para que sintas o valor infinito e maravilhoso de viver, desta forma caminhamos para frente na linha do horizonte em direção a luz da felicidade.  Hoje é o seu aniversário um dia para marcar a sua vida, seus momentos e seus instantes. Nós queremos muito que você seja feliz em todas as coisas que se dispuser a realizar. Parabéns e muitas felicidades, hoje, amanhã e sempre!!! Com Carinho seus colegas de trabalho da Tupanir.


terça-feira, 8 de abril de 2014

Imagens de um dia de trabalho no turno da tarde registrada pela Gestora








São imagens que vivenciamos quase que diariamente, que nos faz ter orgulho, acreditar no que estamos fazendo e de estar juntos, comemorando a cada passo em busca de uma Educação de qualidade

CONHEÇA A HISTÓRIA E A EQUIPE GESTORA DA ESCOLA ESTADUAL TUPANIR GAUDÊNCIO - 2018

A Escola Estadual Tupanir Gaudêncio da Costa localizada no Bairro Triângulo, fundada em Tarauacá há 42 anos, atende em 2018, 524 aluno...